Horas do Bem
Se você é um profissional formado em qualquer área e deseja ser voluntário do HORAS DO BEM,entenda como funciona:
Profissional Voluntário é a pessoa que, motivada por valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário.
Instituto Mãos Dadas - Rede de Profissionais Voluntários
Quais são os direitos do voluntário?
O profissional voluntário pode optar por duas possibilidades de atendimento: clínico e/ou institucional.
O atendimento clínico é uma prestação de serviço voluntária no próprio consultório do profissional.
O atendimento institucional é uma prestação de serviços voluntária dentro da AÇÃO LOCAL ITINERANTE ou em uma local especifico direcionado pelo Instituto Mãos Dadas. O profissional fará ações preventivas e educativas com temas pertinentes às demandas levantadas em atividades com grupos (crianças, adolescentes, educadores, ou comunidade), considerando que o ambiente onde a criança/adolescente passa a maior parte de seu tempo precisa ser sadio e cumprir sua missão. Para que as ações voluntárias estejam integradas à proposta de trabalho , o profissional voluntário elaborará um plano de trabalho em conjunto com o responsável da organização e com os demais profissionais e/ou voluntários envolvidos nas atividades do local.
O Dentista pode atuar conforme sua especialidade na realização de cirurgia, dentística, endondontia, ortodontia, periodontia entre outros. Ao final do tratamento será encaminhado um novo paciente, se for de interesse do profissional.Ainda podera realizar Orientação Bucal nas ações locais e nas escolas.
O Fonoaudiólogo pode atuar voluntariamente desenvolvendo ações de audiologia ou linguagem tais como avaliação, orientação, encaminhamento e atendimento.
O Médico Pediatra realizará os procedimentos necessários para o atendimento de uma criança ou adolescente. Espera-se que a atuação do pediatra vá além da assistência às doenças agudas.
O Nutricionista voluntário realizará os procedimentos necessários para o atendimento individual de uma criança ou adolescente, ou coletivo promovendo ações de promoção a saúde.
O Psicólogo pode atuar voluntariamente realizando testes psicológicos, orientação familiar, psicoterapia individual ou familiar.
O Oftalmologista realizará os procedimentos necessários para o atendimento de uma criança ou adolescente.Se for necessario oculos o Instituto ira conseguir com outros parceiros.
Todos os profissionais podem realizar atendimento Institucional ,o voluntário realizará procedimentos preventivos e de diagnóstico para futuro atendimento por outro profissional clínico.
E os deveres?
- ter compromisso e responsabilidade
- cooperar com a equipe da organização social
- atender de acordo com a atuação indicada no momento da inscrição
- atualizar dados cadastrais para manter atualizada a comunicação com o Projeto
Você sabia que existe uma legislação que rege o trabalho voluntário?
A Lei do Voluntariado existe desde 1998 e tem como principal objetivo proteger a relação entre o voluntário e a organização social. Esta nova legislação também define que o trabalho voluntário não gera vínculo empregatício; deve ser realizado em entidade pública ou privada sem fins lucrativos com objetivos sociais; e exige a assinatura de um termo de adesão, um contrato assinado entre a organização social e o voluntário.
Selo Mãos Dadas
O voluntário do Mãos Dadas recebe do Instituto Mãos Dadas um Certificado com um selo de reconhecimento chamado “HORAS DO BEM”. Este selo é concedido para todos os profissionais que atenderam no período de validação do selo.
Como usar o Selo ?
O Selo pode ser usado:
- no consultório e/ou escritório do voluntário
- nas assinaturas de e-mail
- no site do profissional
- no receituário
- na propaganda do consultório
- no carro
INSCRIÇÃO AQUI-QUERO SER UM PROFISSIONAL DO BEM